Às vezes estou em casa, mas são poucas. Tudo isso porque sou um prof. de filosofia que só representa um nº para os nossos esclarecidos governantes. Como eles, também sou a imagem do sucesso. Os alunos sucedem-se ano, após ano cada vez mais longe. Educo para absolver os meus pecados, pois "ainda sou do tempo das enfermeiras que não se podiam casar".

Monday, February 18, 2008

Puede Matar

As semelhanças entre Espanha e Portugal são óbvias. España escreve-se com E e provém do vocábulo latino Hispania. Portugal escreve-se com P e também provém do latim, Portus Cale. Em Espanha viveu Cervantes que escreveu a epopeia de um cavaleiro D. Quixote, o seu escudeiro, Sancho Pança, a amada Dulcineia, o cavalo Rucinante e os inimigos moinhos Gigantes. Em Portugal viveu Camões que também narrou a epopeia Lusitana de Vasco da Gama e seus navegantes, as amadas Tágides e Ninfas, um inimigo público - Adamastor.
As semelhanças são óbvias; são muitas. Em Espanha as mulheres ficam embarazadas com as coisas que os homens lhes fazem. Em Portugal os homens ficam embaraçados quando têm que apresentar explicações às mulheres, o que é praticamente a mesma coisa.
Os espanhóis nunca se olvidam de su rey e de su reina. Os portugueses também nunca se esquecem do seu primeiro e da sua primeira. Aprendem logo em pequeninos que o primeiro rei foi D. Afonso Henriques e a rainha? deve ter sido alguém também.
Praticamente somos iguais aos espanhóis. Ambos somos latinos, ambos somos Ibéricos e brancos na maioria, mas as espanholas pintam-se mais. Há lá mais tinta. Deve ser isso, uma questão de tinta. Em Portugal somos mais económicos. Essa é a diferença fundamental. Temos mais défice, por isso poupamos mais, principalmente nas obras públicas. Nunca construímos um porta aviões apesar da nossa tradição ser marítima. Gostamos de ter os pés bem assentes na terra e por isso preparamos muito bem o futuro. Somos preocupados com os vindouros.
Por isso aqui FUMAR MATA. Gasta menos tinta. Os espanhóis não devem ter tudo no sítio PUEDE MATAR... mas elas embarazam-se na mesma.

3 comments:

Anonymous said...

Bom voltar a ouvir notícias tuas...

Acabei visitar o teu blog e de ler o teu artigo sobre o descobre as diferenças entre portugueses e espanhois. Também delas que se pintam mais do que as nossas. Pessoalmente gosto mais das sardinhas de cá!
Pascalito

Anonymous said...

Até nos elogios somos poupadinhos...mas tu bem sabes que há dias assim,em que as palavras tomam conta de nós e não há nada a fazer.Apenas o prazer de, mais uma vez, poder desfrutar os teus textos.E é puro egoísmo dizer-te -ainda bem que o desterro passou por aqui.
Bj
Olga

Anonymous said...

Olá José Miguel,
É sempre bom ler-te de novo. Hibernaste ??
Eu acho que fumar também deve provocar um efeito secundário curioso aos fumadores portugueses, devem estar a ficar ceguinhos, dado o tamanho das letras, que até de Espanha se consegue ler o que vai escrito num maço!
Os portugueses são talvez mais broncos a dizer as coisas, mas talvez mais autênticos, não?
Quanto a mim, se tiver que ficar embaraçada, de momento prefiro sê-lo em português.:)
Qualquer dia devias escrever sobre o alentejo...
Fica bem. Abraços ao pessoal.
Sílvia