Às vezes estou em casa, mas são poucas. Tudo isso porque sou um prof. de filosofia que só representa um nº para os nossos esclarecidos governantes. Como eles, também sou a imagem do sucesso. Os alunos sucedem-se ano, após ano cada vez mais longe. Educo para absolver os meus pecados, pois "ainda sou do tempo das enfermeiras que não se podiam casar".

Thursday, June 29, 2006

O silêncio dos Q.E.

Pois é, devem estar a perguntar porque será que estou tão silencioso. Estou silencioso porque entrei num estado de hibernação profunda que se chama Q.E. Isso mesmo, agora posso descansar o resto da minha vida como fazem os ursos polares. Deixei de deambular por uma zona de mais ou menos ampla latitude e longitude e agora passarei três anos desterrado num Quarto Escuro em estado letárgico de abnegação educativa. Sim, de hoje em diante a srª M. pode esperar de mim o maior respeito e solidariedade para com o seu package of measures to increase the educative success ou seja, estou um cordeirinho satisfeitinho com o pastinho que ao fim de DOZE anos de Viagens na minha terra finalmente me foi dado. Gracias senhorita M, finalmente posso descansar no meu Q.E.zinho, finalmente posso ficar caladinho no meu Q.quarto E.escuro, que os tempos da zona já passaram e o seu package of measures para aproximar os profs. das suas famílias conseguiram colocar-me não a 450 km da casa das minhas filhas, mas a 445 Km e por três anos consecutivos - Bem hajas for your package.Bem hajas tu e todas as tuas medidas que conseguiram transformar a minha antiga casa na casa das minhas filhas. Eu mudei-me para a roullote et voilá, talvez lave a cara com sabonete e compre roupa nova se me vieres fazer uma vistinha ao meu Q.E.zinho.

6 comments:

Filipe Pereira said...

Como é que alguém pode esperar que o problema «educação» seja resolvido sem compreender a vida e a angústia dos professores! Basta imaginar o que é estar a viver a 450 KM da família! Ou melhor, 445 KM, o que já é uma grande diferença. Ser professore desterrado no país ou ser deputado desterrado na capital é quase a mesma coisa. ok! Justiça seja feita. Existem algumas pequenas diferenças: um subsídio de deslocação (pró deputado), viagens pagas (pró deputado), estadías principescas e outras coisas (pró-deputado).

Pró-deputado com esta injustiça!

Porque não uma comissão do ministério, responsável pela deslocação assistida da família para junto do professor. Devolvam a dignidade a quem precisa. A quem está intimamente ligado com a cadeia de valor deste país. A quem precisa de motivação para motivar. A quem precisa de ser amado para poder amar os filhos dos outros.

Pró-deputado com esta ministra!

Um abraço,
Filipe

inominável said...

Isso é mesmo progresso! 5 Km mais perto é... uma verdadeira dávida da Ministra. Um dia, lá para o fim da vida, poderás estar só para os 300...

Anonymous said...

Pois é Amigo e colega, o meu lamento é o teu lamento...só a distância é que ainda é maior.
Tens a minha sentida e sincera compreensão, comungo o teu estado de espirito mas acalento cá bem no intimo uma secreta esperança de não sem bem o quê. Talvez assim seja melhor, sofrer agora para viver depois não é isso que faz a formiga...ora bem essa neste momento passa a ser a minha teoria - sofrer agora sozunho e desterrado para viver mais tarde melhor e bem acompanhado.
Abraço Zé
Jorge Lourenço

Anonymous said...

Não amigo e colega,não cales o que te vai na alma, não deixes que outros falem por ti, dizendo loucuras...revolta-te contra esse teu silêncio, vai em frente e confronta esta gente que tanto mal nos faz - faz como eu não deixes que esta "gente" consiga a estabilidade do corpo docente das escolas à custa da nossa instabilidade familiar e emocional.
A minha sensibilidade está contigo amigo e colega, a diferença é "tão só" a distância - eu estou a 480 km de casa esposa e filhotes. Agora amigo e colega, não dez silêncio aqueles que merecem ruido.
Abraço do Amigo e Colega
Jorge Lourenço

Anonymous said...

Não amigo e colega,não cales o que te vai na alma, não deixes que outros falem por ti, dizendo loucuras...revolta-te contra esse teu silêncio, vai em frente e confronta esta gente que tanto mal nos faz - faz como eu não deixes que esta "gente" consiga a estabilidade do corpo docente das escolas à custa da nossa instabilidade familiar e emocional.
A minha sensibilidade está contigo amigo e colega, a diferença é "tão só" a distância - eu estou a 480 km de casa esposa e filhotes. Agora amigo e colega, não dez silêncio aqueles que merecem ruido.
Abraço do Amigo e Colega
Jorge Lourenço

redonda said...

Estou a descobrir o seu blog agora por ter lido sobre ele numa revista. Só estive um ano longe de casa e por isso tenho apenas uma pequena ideia de como deve ser difícil o Q.E.. Espero que falar-se sobre isso possa ajudar a que as coisas um dia mudem para melhor.