Às vezes estou em casa, mas são poucas. Tudo isso porque sou um prof. de filosofia que só representa um nº para os nossos esclarecidos governantes. Como eles, também sou a imagem do sucesso. Os alunos sucedem-se ano, após ano cada vez mais longe. Educo para absolver os meus pecados, pois "ainda sou do tempo das enfermeiras que não se podiam casar".

Friday, November 17, 2006

No Comments

Ter verdadeiro sucesso na vida é: rir muito e muitas vezes; ganhar o respeito de pessoas inteligentes; ganhar o reconhecimento de pessoas qualificadas e saber suportar a traição de falsos amigos; apreciar a beleza; procurar o melhor nos demais; deixar o mundo um pouco melhor de como o encontrou - com um filho, um jardim bonito ou uma pessoa mais feliz; saber que ao menos alguém viveu melhor graças a si. E acho que o professor isso já conseguiu. Foi a pessoa que conheci até hoje, em 16 anos de vida, com mais riqueza e beleza interior. Um verdadeiro ser humano, alguém que me alegro ao ouvir falar, sentir que nos quer transmitir algo, que quer fazer de nós alguém na vida, isso é o melhor que uma pessoa pode ter na vida. O facto de estar longe é muito mau, mas tem que pensar que tem pessoas que o rodeiam que gostam de si e que estão sempre aqui quando precisar. Espero que para o ano fique mais perto da sua casinha e das suas lindas meninas... E acima de tudo, que seja feliz, bem o merece.
Comentário anónimo de uma aluna do Redondo ao post Desterradíssimo por mais três anos.

Pois é. Este é o Portugal do futuro que alguns professores se esforçam por construir mesmo a 450 Km do sítio onde plantaram árvores, escreveram livros e acima de tudo tiveram filhos.
Continuo a educar convicto de que os meus alunos serão melhores ministros amanhã e não perdoo o parricídio que o meu Estado está a cometer.

3 comments:

Anonymous said...

Olá professor! Chamo-me Nuno Coelho e fui seu aluno à 3 anos na escola de Vila das Aves. Fikei surprendido ao ler hoje a entrevista que deu para o N'S. De facto imagino que a sua situação nao seja a mais desejada pois estar longe da familia que s ama deve custar muito... Por isso fiz questao de vir cá deixar esta mensagem de apoio e solidariedade. Dizer-lhe que me ajudou a crescer muito como pessoa e que tenho muita estima pelo seu trabalho. MUITO OBRIGADO! Boa sorte professor! Tudo de bom!

Anonymous said...

Tem paciência, JM.
Infelizmente, na nossa profissão a vocação, o desempenho e profissionalismo, jamais será reconhecido pelos sucessivos Srs M. e cada vez mais pelos Srs EE.
Mantém a tua personalidade e pelo menos terás a garantia de ser bem recebido, qualquer que seja a terra.
A Tua, a Natal, essa está sempre à tua espera.
Chegarão os dias em que poderemos, descontraidamente, voltar jogar umas futeboladas e beber uns canecos. Desta vez, do lado dos casados ...
PS : Continua a escrever até que os dedos te doam.

Anonymous said...

Ola JM.Parabéns antes d td. E 1 gd jinho à A. e um repenicadinho às 2 flores q tens lá em casa. Li a revista do NS e reconheci-te logo na foto.Tive a ler o Blog está delicioso.Pena é estares longe d A. e das meninas, mas pensa q td s irá resolver pelo melhor e q,pl - tivest colocação.Força e que o ano vos corra o melhor possivel.Um jinho tb ao Filipe(timor)e 1 mt especial pr a A. Abraço Márcia e Ana