Às vezes estou em casa, mas são poucas. Tudo isso porque sou um prof. de filosofia que só representa um nº para os nossos esclarecidos governantes. Como eles, também sou a imagem do sucesso. Os alunos sucedem-se ano, após ano cada vez mais longe. Educo para absolver os meus pecados, pois "ainda sou do tempo das enfermeiras que não se podiam casar".

Tuesday, March 04, 2008

as cores das linhas de metro de Lisboa

A obra prima de arte contemporânea versão simplificada do modelo de Avaliação Individual de Docentes (D.R. 2/2008) é um quadro que revela claramente a tentativa de afirmação e a firmeza de carácter do pintor. Este pensando encontrar-se perdido na linha do metro de Lisboa, vai saltando de estação em estação numa manifesta tentativa de sublimação dos seus recalcamentos, pulsões e repressões escondidas no inconsciente. Com um movimento pictural vivo de mistura de cores quentes e frias e traço contínuo, o artista procura exprimir a sua libertação para o génio absurdo.
Este movimento artístico é segundo alguns psiquiatras o sinal de bipolaridade e esquizofrenia aguda. A alternância do colorido quente e frio revelam fantasia e delírio onírico.
Depois de Os Painéis de S. Vicente (a obra-prima da pintura portuguesa do século XV na qual, com um estilo bastante seco mas poderosamente realista, se retratam figuras proeminentes da corte portuguesa de então, incluindo o que se presume ser um auto-retrato, e se atravessa toda a sociedade, da nobreza e clero até ao povo) esta obra contemporânea neo-surrealista poderá ser a mais importante produção da pintura portuguesa deste século. É considerada pela crítica como fonte de inspiração da ideologia simplex, na sua versão hard.

3 comments:

Anonymous said...

Esboço: Então, filha, não estás preocupada com o teu futuro? Mona Lisa: Eu não, amiga...Já estou no quadro!!!

Anonymous said...

Diálogo entre um esboço de Da Vinci e a Mona Lisa: Esboço: Então, filha, não estás preocupada com o teu futuro? Mona Lisa: Eu não, amiga...Já estou no quadro!!!

Anonymous said...

Exageraste rapaz! A rede do metro de Lisboa é muito mais simples e ordenada!
E acrescentaria o rigor do traço geométrico que simboliza o desejo de "domar" a natureza....
Como sempre, estiveste bem!
Bj