Às vezes estou em casa, mas são poucas. Tudo isso porque sou um prof. de filosofia que só representa um nº para os nossos esclarecidos governantes. Como eles, também sou a imagem do sucesso. Os alunos sucedem-se ano, após ano cada vez mais longe. Educo para absolver os meus pecados, pois "ainda sou do tempo das enfermeiras que não se podiam casar".

Monday, March 17, 2008

08-03-2008

Eu estive lá. Apesar de não ser assalariado da Lisnave, também nunca fui a Fátima a pé, nem me dedico à militância quer do ópio do povo, quer da dos outros partidos da oposição. Tive a impressão de não ter visto à minha volta assim tantos primatas... infiltrados de umas licenciaturas em qualquer curso de media não sei quê, que se dizem professores universitários dos cursos das Antigas Oportunidades. Aqueles doutores do tempo das Modernas, Independentes... Institutos de toda a panóplia de bricolage para quem queria um canudo. O sr. doutor também pertencia ao lobby daqueles que geraram milhares de licenciados para o desemprego? De cursos que só se mantiveram abertos, durante quase duas décadas (na maioria dos casos ainda existem) e que serviram para encher a pança de alguns camaleões doutro circo? Com o desemprego à vista, alguns sr. doutor obtiveram destacamento de acordo com a lei da mobilidade em vigor e foram agarrando tacho nos jornais, rádios e tvs independentes como convém.
Decerto o sr. doutor seria um desses e, por isso, não conseguiu um bilhete de graça para o nosso circo, apesar de estar lá, de certeza para com rigor jornalístico opinar para um matutino da capital... estaria tão bem camulflado que não tive o vislumbre de o ver. Fiquei na dúvida se o sr. andaria de helicóptero ou então não estaria com o leão do Marquês ou o cavalo de D. José I? Não sei em que animal de circo estaria o sr. doutor camuflado. Por acaso saberá dizer-me como se chama o leão do Marquês? E o cavalo do rei?
Eu estive lá. Não no seu circo, mas no meu. Ao meu lado estavam alguns senhores doutores que apesar das ordens em contrário, ainda pensam, ainda sabem ensinar. Felizmente não foram todos seus alunos. Sabe dizer-me se o cavalo do rei ficará para a história? Pelo menos ficou na fotografia. Exactamente como todo o ranger de dentes dos emídios. Podem zurrar ou rosnar como quiserem. Aquela foi apenas a marcha pacífica de alguns dos professores deste país (cerca de 100mil) que ficarão para a história como a maior da democracia Portuguesa depois do 1º de Maio de 1974. Estaria o sr. doutor nessa? Seria já o stuard dos holligans da altura? Também tenho vergonha deste pseudo-doutores, que não pensam, trabalham menos que pouco e nunca foram avaliados. Vergonha é o estado que me fez mobilizar para fazer parte de uma marcha da classe a que pertenço. Foi a minha primeira vez. Como muitos outros. Infelizmente o sr. doutor não perceberá quanto significam 2/3 da classe mais eclética de licenciados deste país. Saberá por acaso o significado de ecletismo? Das letras e artes, ciências naturais, ciências exactas, económicas e humanas - mais de 2/3 de uma classe de seres pensantes, a mais eclética classe de seres pensantes do país sabe muito bem que em educação os palhaços devem estar fora do palco.

No comments: