Às vezes estou em casa, mas são poucas. Tudo isso porque sou um prof. de filosofia que só representa um nº para os nossos esclarecidos governantes. Como eles, também sou a imagem do sucesso. Os alunos sucedem-se ano, após ano cada vez mais longe. Educo para absolver os meus pecados, pois "ainda sou do tempo das enfermeiras que não se podiam casar".

Monday, March 31, 2008

Opiniões que contam...


"(...)os critérios de avaliação (leia-se da avaliação dos professores) não medem a moral, nem o ambiente, nem os valores da escola ou a contribuição de cada professor para a sobrevivência e a força dessa moral, desse ambiente e desses valores".
Parece quase visionária esta capacidade de perceber que a nossa sociedade precisa de um ethos. Ethos é o conceito grego que dá a origem etimológica à palavra Ética. Os gregos designavam ethos por costumes ou comportamentos habituais.
Também hoje, os costumes ou hábitos não surgem por geração espontânea. Transmitem-se em casa, na escola, na rua, na televisão, são os modelos que devem suportar esse ethos.... Pensar que neste país há professores a quem é recusada a aposentação, apesar do diagnóstico de uma doença terminal e isto ao fim de mais de 32 anos de trabalho é dizer aos seus alunos que o Estado não quer saber da sua dignidade. Infelizmente, são muitos exemplos destes a revelar que esta sociedade está esquizofrénica e o tresandar a bodes expiatórios, como a pseudo- autoridade de um pai ou professor perante um filho ou um aluno é aquilo que mais veremos fora e dentro das famílias e das escolas.
Foi por isso que me lembrei deste artigo de jornal que ainda não tinha reciclado. Nas minhas aulas de filosofia os alunos procuram entender quais os bens que são prioritários ...

No comments: