Às vezes estou em casa, mas são poucas. Tudo isso porque sou um prof. de filosofia que só representa um nº para os nossos esclarecidos governantes. Como eles, também sou a imagem do sucesso. Os alunos sucedem-se ano, após ano cada vez mais longe. Educo para absolver os meus pecados, pois "ainda sou do tempo das enfermeiras que não se podiam casar".

Thursday, June 12, 2008

coisas que me passam pela cabeça

...Às vezes o longe se faz perto, outras o perto se faz longe. No palco do mundo, há muitos espectadores: aqueles que assistem ao espectáculo por assistir - assistem porque lhes ofereceram convite e não têm outra coisa mais interessante para fazer; os que entram no teatro enganados pensando que iam assistir a uma comédia e que acabam por participar no coro da tragédia; os que compram bilhete por antecipação pensando ser a única oportunidade para assistir aquele teatro; os que nunca vão ao teatro, mas adoram cinema com efeitos especiais e compram pipocas e coca-cola; os que nunca sequer imaginaram que a vida inteira é o seu palco principal e só representam quando fingem orgasmos ou um sorriso amarelo de bom dia quando se cruzam no pequeno almoço com o companheiro(a) ou o colega de trabalho. Não sei concretamente qual destes palcos é o meu.Talvez tenha uma máscara para cada uma das situações em que não sou o autor da peça.Às vezes estamos longe de imaginar participar em qualquer teatro.Deixamo-nos ficar na beirinha para não sermos chamados a intervir (não é nada comigo, eu só estou aqui a assitir,eu sou bem comportado, tive boa escola, bons princípios, estou a assitir como quem fica em casa com medo dos holligans do futebol).
Puro engano. Sem querer todos somos chamados a entrar em cena. Não adianta ter medo do palco porque ele está sempre à nossa espera. O palco é a vida e a palavra apenas a capaciade de a representar.
(Excerto de um texto escrito como comentário a um amigo da família dos desterrados na altura da criação do seu blog:http://martelodaletra.blogspot.com)

1 comment:

Infame da Vileza said...

Seja em que peça for espero contracenar contigo e ver-te sempre em palco e não na beirinha de saída!
Bj